2014 2015 Alda Célia amor Ano Novo arminianismo arquitetura arte Artes plásticas artigo ateísmo Augustus Nicodemus Beverly biográfico Blues BMA Bolsonaro C. S. Lewis Caetano Veloso calvinismo Canção canções Carlos Drummond de Andrade Charles Finney citações coletivos Compositores consciência negra conservadorismo conservative considerações cristianismo crônica Daryl David Wilkerson declamações Deus Dia 15 dialética. diário Dimitri Delamefour dinheiro direita eleição eleições 2014 entrevista esquerda estrada Evan Roberts Evolução. face facebook Ferreira Gullar filosofia Fire and Love Fora Dilma Fora Foro de São Paulo Fora PT fotografia frases gayzismo Guitar homossexualidade informações Jair Bolsonaro Jesus Cristo John Wesley Júlio Servo Lembrança de amigo Leonard Ravenhill lesbianismo Letristas Lewis liberalismo Liberdade Lobão lógica loucura. Marina Colassanti Mario Quintana mês de aniversário da Igreja Apostólica Restaurar metafísica minhas missão Móveis Coloniais de Acaju movimentos identitários movimentos sociais mulher mulheres Mundo Servian música nordeste nordestinos o Arquiteto O Senhor dos Anéis O tempo Obama Olavo Bilac Olavo de Carvalho Otis Palavrantiga Para Tamires paradigma Pastor Tulio Pat Marvenko Smith pensamentos pensamentos. perfeição Peter Wagner poecrônica poema poesia poética política Pondé ponderações postagem predestinação Preta Gil Projeto Dorea racismo Raul Seixas realidade reflexões Reforma Prostestante relexões religião Revolta Revolução satisfação Shane sobre a vida Songs sonhos Tamires teologia texto The Walking Dead Tolkien TW TWD USA verdade vídeos virgem Voar como a Águia vocação Watkins

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O que penso. No que acredito. E pelo que luto.


Para esclarecer mais sobre uma das páginas que mantenho no Facebook - a Projeto Dorea - escrevi este texto....

Esta página é uma extensão do meu perfil do Facebook. É pra quem quer saber um pouco mais de mim. É pra divulgar as ideias que tenho! É pra compartilhar algumas bobagens e tantas outras coisas que são muito sérias. É pra contribuir com o pouquinho que sei dos assuntos que tanto tem me fascinado e me construído como um ser humano melhor. É pra mostrar pros meus amigos, irmãos e demais cidadãos que porventura curtam esta página, a crença que tenho de que a VALORIZAÇÃO da ALTA CULTURA, a IMPLEMENTAÇÃO de uma BOA POLÍTICA e a PRÁTICA de uma VIDA ESPIRITUOSA podem transformar a nossa sociedade.
Fazendo aqui as seguintes distinções, - e aqui talvez você discorde de mim devido às minhas convicções teológicas. - Não tem problema, respeite-mo-nos!):
Ser espirituoso é diferente de ser religioso que é menor do que ser virtuoso que é diferente de ser espiritual que não significa que alguém seja perfeito. E ser perfeito é muito menor do que ser Deus porque Deus é mais-que-perfeito!!! 
Explico:
Ser espirituoso, segundo o Aurélio, está relacionado ao humor, a pensamento, a ideia. Pessoas espirituosas são pessoas que tem suas preocupações voltadas à coisas que estão além da vida material. Elas dão valor a coisas que não se podem ver. Alguém que dá valor à alegria, por exemplo, que gosta de ver os outros sorrir, que procura entender como o mundo funciona, que procura ajudar o próximo, alguém que denota mais que um racionalismo estéril ou uma emotividade doentia... Alguém que procura o sentido das coisas, que analisa, que reflete, que olha pra si... Que sabe agradecer, que se reconhece.... Essa pessoa é espirituosa!!!!
O religioso - biblicamente falando (eu disse que ia entrar minha teologia! Rs) é alguém que tem compaixão dos oprimidos, que tem disposição pra ajudar, que se voluntaria em prol do necessitado. Não confundamos! Não é aquele que se arroga defensor dos oprimidos sem que por ele não sinta nem um pingo de amor! Não, não se trata deste! Trata-se de alguém capaz de sacrificar-se sistematicamente para se doar, para amar, para ajudar. Mas não se enganem, pessoas religiosas podem ainda sim, ter sérios defeitos!
O virtuoso é aquela pessoa que é nota 10! conhece alguém? Ele pode não ser religioso. Mas sempre será espirituoso. Só que além de ter personalidade, ele carrega em si uma quantidade de virtudes que o faz se destacar da maioria das pessoas. É alguém que tem muitos pontos positivos. O espirituoso, por exemplo, pode ser rabugento e irado, apesar de demonstrar boas qualidades espirituais que o elevam na direção de coisas sólidas- sim, sólidas! - como a bondade, etc e tal... Mas o virtuoso carrega tantos atributos positivos - como sinceridade, honestidade, respeito - e luta tanto pela conservação deles que realmente impressiona. Virtuosos já são um pouco mais raros que Espirituosos. O virtuoso deve sempre manter-se alerta para não cair nas garras do orgulho e do espírito acusatório. Isto pode lhes estragar o caráter e a personalidade.
Ser espiritual é diferente. Trata-se de uma pessoa que conhece e mantém um relacionamento com a Divindade, ou seja, o criador de todas as coisas, o Deus dos judeus e o seu Filho, Deus também, Jesus Cristo. O espiritual, na verdade, além de conhecer e falar com a Divindade, tem uma experiência com as coisas espirituais que o fazem parecer com Jesus Cristo. A ponto, inclusive, de provocar tanto o amor profundo de alguns, como o ódio e a crueldade de outros... Também foi assim com o Messias.
Ser perfeito, no sentido bíblico, é ter atingido um grau de espiritualidade tão elevado, que é difícil para o cristão espiritual achar uma falha desta criatura. Uma nota: Perfeitos sempre são espirituais, mas espirituais nem sempre são perfeitos. Os perfeitos são a minoria das minorias... São grandes mártires, pregadores piedosos, santos gloriosos... Lembrando que santo - sou protestante - para mim não tem a mesma conotação que para um católico. 
Agora, vamos falar sobre Deus... Deus é mais que perfeito porque por mais que cheguemos a ser espirituais ou até perfeitos, o máximo de perfeição que cabe numa criatura tão pequenina ainda não corresponde à Majestade Gloriosa de Deus. Mesmo os perfeitos cometem pecados... E se os outros homens não conseguem vê-los, Deus vê. Deus é mais-que-perfeito porque a sua trancendência e a sua humanidade preservam em si TODA A VIRTUDE, TODA A VERDADE, TODA A PROFUNDIDADE DA VIDA RELIGIOSA, TODA A BONDADE, TODO O AMOR.... E ASSIM POR DIANTE... Enfim, Deus é Deus! Espero que tenham gostado de tudo....
Acima e Avante!!!!
- Júlio Servo. (Filósofo de bar, Teólogo desigrejado e futuro vereador da cidade de São Gonçalo - RJ) >>  <<

Nenhum comentário: